sexta-feira, março 04, 2011

Dicas Para Aproveitar a Folia



Com o carnaval se aproximando e a rotina variando, alimentos que não são de costume passam a fazer parte dos dias de festa. Por isso, saiba algumas dicas para aproveitar bem a folia!


A orientação é para que os veranistas façam de 4 a 6 refeições diárias. Evite alimentos gordurosos, pesados e também bebida alcoólica. Frutas, verduras, legumes, carnes brancas, leite desnatado, queijo branco, pão integral e arroz integral são alguns itens que não devem ficar fora do cardápio.Durante a folia, invista em alimentos à base de vitamina C (laranja, caju, acerola, couve-flor) e vitamina B1 (cereais integrais, leite, amendoim), que aumentam a resistência e auxiliam no metabolismo.




É fundamental se reidratar antes e depois da festa e – principalmente beber muita água. A água de coco também é uma boa pedida porque repõe o sódio e o potássio perdidos com a transpiração. Se for pular carnaval, não passar mais de duas horas sem tomar líquido!Tenha atenção especial com o consumo desses líquido se  durante as várias horas de folia. Consuma , pois a desidratação pode até levar à morte.





Tenha cuidado com os produtos industrializados que podem ser comprados durante as festas. O veranista deve verificar o prazo de validade, a condição de armazenamento e de higiene dos alimentos. Com o calor, estragam com mais facilidade e há risco de gastroenterites.  




O ideal é fazer uma desintoxicação para que o fígado consiga eliminar essas toxinas que roubam nossa vitalidade. É hora de investir mais em frutas, verduras, carnes magras, carboidratos integrais e água de coco. Além disso, deve-se suspender o uso de açúcares, farinha branca e frituras.





Uma boa dica para os foliões manterem os níveis de energia e a glicemia normal é levar um kit para lanche: duas castanhas do Pará + duas 
nozes + frutas secas.








Dormir entre 6 e 8 horas é fundamental para ficar saudável. Quem vai passar a madrugada pulando Carnaval, precisa dormir ao longo do dia para depois encarar outra noite de festa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário